Se existe algo que realmente mudou nas nossas vidas recentemente foi a profunda passagem da realidade local para a realidade global.

O mundo separado e distante como conhecíamos já não existe, hoje está tudo próximo.

Por isso, gostaria de o convidar a dizer pertenço à era do local, para receber de portas abertas o global.


DIGA RECORDO A MINHA LÍNGUA, HÁBITOS, CULTURA, GASTRONOMIA, MÚSICA, CRENÇAS, PORQUE A GLOBALIZAÇÃO FARÁ COM QUE TUDO SE MISTURE E GANHE UMA NOVA DIMENSÃO GLOBAL.

Desta forma, quer goste quer não, atualmente já nos comparamos com o resto do mundo (pessoal e profissionalmente), já não olhamos apenas para as pessoas da nossa rua, bairro ou cidade, mas olhamos para o mundo inteiro... Olhamos e comparamo-nos.

O primeiro efeito deste confronto comparativo é naturalmente negativo, pois implica um aumento exponencial dos concorrentes, a todos os níveis.

Antes eu comparava-me aos profissionais da minha cidade ou país, tinha as mesmas armas e a luta estava equilibrada. Mas agora, olho à volta e comparo-me com pessoas do mundo inteiro que competem comigo, cruzo-me com pessoas de outros países, enquanto estes existem, que trabalham no meu território, falando línguas que muitas vezes desconheço.

Por outro lado, também eu ando por outros países à procura de novos desafios e projetos. Quando penso no mercado, por mais que me esforce, já não consigo deixar de pensar e excluir a internacionalização e a globalização. Essa é a verdade. O que mudou de uma forma mais acentuada foi a perceção do que é o mundo. A nossa mente já não funciona em modo local, regional e ou nacional, funciona global.

A globalização exige que pensemos em rede – que pensemos em trabalhar com equipas virtuais, que estão por todo o lado e com quem, provavelmente, nunca faremos um jantar de natal.

O mundo é o vizinho do lado.


Fonte: Livro "Mude" - Lúcio Lampreia





EUblog: Por vezes partilhamos conteúdo que encontramos na internet e nem sempre conseguimos atribuir os créditos aos devidos autores. Caso seja ou conheça o autor de algum dos nossos artigos, envie um email para 
hello@marketingdoeu.info, obrigado.