CASCATA DA PORTELA DO HOMEM
Nesta fronteira, para além de ser a única e exclusiva do distrito de Braga e do Baixo Minho, é a porta de entrada entre a Galiza e o centro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, no concelho de Terras de Bouro.
Portela do Homem é o nome de um passo de montanha sobre a fronteira Espanha-Portugal, na serra do Gerês. Do lado português fica o concelho de Terras de Bouro e do lado espanhol o de Lobios. É também ponto limite do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Situa-se a 822 m de altitude, numa garganta que desce para a Galiza. Este passo de montanha foi atravessado em 1384 pela hoste invasora de Henrique de Trastâmara, obrigada a retroceder acossada pelos pastores e pelos frades guerrilheiros comandados pelo abade de Santa Maria do Bouro, e a 6 de junho de 1828 pelas tropas liberais sob o comando do futuro marquês de Sá da Bandeira após o fracasso da revolução liberal de 1828.
Esta fronteira, para além de ser a única do distrito de Braga e do Baixo Minho, é a via de entrada entre a Galiza e o coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, no concelho de Terras de Bouro.
Perto deste passo de montanha há marcos miliários da antiga estrada romana que ligava Bracara Augusta a Astorga, e a 800 m uma cascata do rio Homem.
Como chegar até a Cascata do Rio Homem?
Com partida do centro das Caldas do Gerês, siga em direção à Barragem da Caniçada. Mais alguns metros à frente encontrará um entroncamento à esquerda com a indicação “Ermida”. Siga nessa direção, e percorrerá uma estrada apertada mas com belas paisagens.
Mais à frente alguns quilómetros, começará a ver alguns riachos de água, que pertencem ao Rio Arado. Em seguida, na mesma estrada, encontrará do seu lado direito, as Cascatas do Rio Homem, na Portela do Homem. Recomenda-se a visita durante o verão, para se refrescar nas belas e límpidas águas da cascata.
0 Comentários